Sexta, 27 de Maio de 2022
°

-

Anúncio
Entretenimento Entretenimento

Volta às aulas: 4 cuidados para se proteger do vírus em escolas e universidades

Com o retorno às aulas presenciais e o aumento contínuo de casos de Covid-19 e Influenza, a necessidade de tomar cuidados com os vírus se torna fun...

22/02/2022 às 11h20
Por: Fabricio Vieira Fonte: Dino
Compartilhe:

Na maioria das instituições de ensino no Brasil, sejam escolas, faculdades ou universidades, o calendário de retorno às aulas presenciais acontece até março de 2022. E esse momento de voltar às aulas é essencial, mas é importante que se leve em conta as recomendações necessárias devido à variação Ômicron da Covid-19, a Influenza, além de outros vírus muito comuns neste período. Por isso, todas as medidas de segurança e precauções possíveis devem ser seguidas.

A diretora e responsável técnica das Clínicas de Vacinação Imune Kids e Imunik - Vacinas e Cuidados, Andreia Roque, alerta sobre o momento que todos estão vivendo: “O ano letivo está se iniciando, o fardamento pronto, as mochilas organizadas, materiais identificados e muita expectativa por parte de todos os alunos. Mas a pergunta que devemos fazer agora é: e as vacinas estão em dia? E quanto aos reforços, como estão? Neste período é fundamental atentar-se às doses de reforço para complementar o esquema vacinal”, indica Andreia. 

Um aspecto importante nesse sentido é fazer uma “Avaliação da Caderneta”, para garantir a atualização do calendário vacinal, seja da criança em nível escolar, ou do mais velho que retorna para a atividade universitária. 

Outro ponto é estar atento a todas as vacinas disponíveis, principalmente à Influenza, que em 2022, começa a ser oferecida em março e terá uma cepa ainda mais completa comparada aos anos anteriores. "Hoje temos um cenário de insegurança nas pessoas devido aos sintomas desses vírus serem muito parecidos. A partir do momento em que, por exemplo, você está vacinado contra a Influenza, fica mais fácil eliminar e identificar quais outros possíveis vírus podem está agindo no seu corpo", reforça a diretora da Imune Kids e Imunik.

4 cuidados essenciais

Para retornar às aulas em segurança, Andreia Roque aponta alguns cuidados essenciais devem ser relembrados durante essa jornada.

1. Distanciamento social

Para manter a segurança entre os alunos, o distanciamento social é uma das grandes medidas adotadas neste retorno das atividades escolares e universitárias. Com o intuito de evitar a propagação de doenças, o Ministério da Saúde recomenda que a distância seja de, no mínimo, 1,5 metro, já que a transmissão da Covid-19 pode se dar através de gotas de saliva. 

2. Medidas de higiene

Além do distanciamento social, a obrigatoriedade do uso da máscara, uso de álcool em gel, evitar aglomeração durante a entrada e saída de pessoas, optar por aulas ao ar livre e ventilar as salas o máximo possível, utilizar sinais, marcações e aumentar o espaçamento das mesas são outras medidas às quais alunos e pais devem estar atentos junto às instituições de ensino. 

3. Cuidado durante a refeição

O momento da alimentação é aquele no qual o cuidado é mais negligenciado, já que é necessário ficar sem máscara. Por isso é importante sentar-se respeitando o distanciamento e evitar aglomerações. Outro ponto a se destacar está em apostar em alimentos que ajudam a manter a imunidade, mesmo que eles não sejam capazes de evitar o vírus. Apostar nas frutas cítricas, que são fontes de fibra e vitamina C, gengibre, agente atuante na contribuição de vitaminas B6 e C e iogurte natural, que reforça as defesas do corpo e melhora a flora intestinal, são excelentes opções nesse sentido.

4. Cartão vacinal atualizado

Para proteger a saúde é preciso que o calendário vacinal esteja sempre em dia, seguindo o acompanhamento do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Contando com o cartão vacinal atualizado, é possível garantir que nenhuma dose será esquecida, além de cumprir o esquema para a obtenção de uma resposta assertiva à vacina e a importância de a doença a ser prevenida. 

Para saber mais informações sobre maneiras de Evitar doenças contagiosas no ambinete de trabalho, basta acessar o link:http://www-imunekids-com-br.rds.land/lp-ebook-7-maneiras 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias