Sexta, 27 de Maio de 2022
°

-

Anúncio
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto permite que fabricantes forneçam manuais digitais para o consumidor em vez de impressos

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Rigoni: evolução de meios digitais tornou obsoleto o uso de impressos O Projeto de Lei 4403/21 prevê o fornecime...

21/02/2022 às 11h45
Por: Fabricio Vieira Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Rigoni: evolução de meios digitais tornou obsoleto o uso de impressos - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Rigoni: evolução de meios digitais tornou obsoleto o uso de impressos - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 4403/21 prevê o fornecimento de informações sobre produtos e serviços também em meio digital, alternativamente ao impresso, desde que integralmente acessível ao consumidor e sinalizado, no produto, o modo de acesso à informação, sendo vedada a imposição de quaisquer condicionantes e a exigência de cadastro prévio.

A proposta acrescenta a medida ao Código de Defesa do Consumidor. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Conforme lembra o autor do projeto, deputado Felipe Rigoni (PSL-ES), a legislação atual prevê a prestação de informações pelo fornecedor de produtos ou serviços em meio impresso.

“Em que pese tal disposição, a evolução dos meios digitais tornou obsoleta a utilização de impressos. Portanto, deve a lei prezar pela eficiência e celeridade na prestação de informações”, defende o parlamentar. “Nosso projeto dispensa a impressão de manuais. Entende-se que tal possibilidade reforça o direito à informação, uma vez que o conteúdo relativo ao produto e serviço será disponibilizado em meio de uso e acesso frequentes.”

Ainda segundo Felipe Rigoni, as vedações de condicionantes para prestações de informações têm o objetivo de coibir abusos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias